Fórum Dia-a-Dia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Benefícios fiscais dos constribuintes têm baixado desde 2002

Ir para baixo

Benefícios fiscais dos constribuintes têm baixado desde 2002 Empty Benefícios fiscais dos constribuintes têm baixado desde 2002

Mensagem por gigashadow 2008-02-12, 15:20

Em 2002 tinha gasto perto de 1.100 milhões de euros com os benefícios fiscais.
Os benefícios fiscais que o Estado dá aos contribuintes portugueses têm vindo a diminuir desde 2002, segundo o Tribunal de Contas, a uma taxa média de 5,2 por cento ao ano.

As contas fazem parte do parecer do Tribunal de Contas sobre a Conta Geral do Estado de 2006 e mostram que nesse ano o Estado gastou perto de 900 milhões de euros em benefícios fiscais, avançou a «Lusa».

Em 2002 tinha gasto perto de 1.100 milhões de euros com os benefícios fiscais.

A justificar essa queda esteve, sobretudo, a despesa fiscal com o Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS), que só em 2006 baixou 21,4%, dada a eliminação dos benefícios com as contas Poupança-habitação e Planos Poupança Reforma.

O Tribunal de Contas nota ainda que o governo continua a não apresentar informação sobre os benefícios fiscais do Imposto de Selo e que mantém a insuficiência na desagregação dos benefícios em sede de Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Colectivas (IRC).

Relativamente ao estatuto do mecenato, que custou aos portugueses 17,4 milhões de euros em 2006, o juiz conselheiro Raul Correia Esteves disse hoje na Comissão de Orçamento e Finanças que este pode ser melhorado.

A lei não prevê a obrigação de datar a oferta da entrega e define limites dos benefícios fiscais diferentes para situações idênticas, alguns dos aspectos que podem ser melhorados, segundo o mesmo responsável.

gigashadow
Membro Vip
Membro Vip

Masculino
Número de Mensagens : 49
Data de inscrição : 12/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos